Gabarito abaixo

terça-feira, 27 de julho de 2010

Brasil

01 - (UFMG/2010)
Leia este texto:

Que enigma era esse? Que se passava na cabeça de Getúlio em meio ao êxtase popular jamais visto que sua presença provocava? Provavelmente seria algo relativo àquela escala colossal mesmo de comoção pública. Algo que nem sua figura pessoal, nem a reputação de possíveis realizações administrativas que ele tivesse feito, nem a força organizadora de algum partido político poderoso de oposição que nem existia poderiam justificar ou sequer explicar. O que se passava ali ia justamente além de quaisquer explicações e sugeria que explicações talvez não fossem necessárias. Não era Getúlio quem mobilizava aquelas multidões, eram as projeções delas sobre a sua pessoa que galvanizavam a cena pública, transformando a política numa ritualização das fantasias e do entusiasmo coletivo.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na Metrópole. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 306.

Considerando as informações desse texto, IDENTIFIQUE e ANALISE duas características do Populismo no Brasil.

Característica 1
Característica 2

02 - (UDESC SC/2010)
Sobre o período que sucede o Estado Novo, até a ocorrência do Golpe Militar (1945-1964), é correto afirmar:

a) Durante este período, houve a fusão de interesses entre Jânio Quadros e João Goulart; uma vez na oposição, renunciaram em favor de uma junta militar e de um governo democrático.
b) Logo após o fim do Estado Novo, houve um processo de retomada dos preceitos autoritários, incluindo uma reedição da Constituição de 1937.
c) A redemocratização do país ocorreu somente a partir da implantação do Ato Institucional número 1, promulgado pelos militares.
d) Juscelino Kubitschek, como primeiro presidente a tomar posse em Brasília, implantou o regime autoritário no país.
e) Durante um curto período teve-se um governo parlamentarista.

03 - (IBMEC RJ/2010)
A fase de nossa História compreendida entre os anos 1945-1964 é marcada pela redemocratização do país. Fizeram parte dela, EXCETO:

a) a adoção de um período parlamentarista de governo;
b) a elaboração de uma nova Constituição;
c) o suicídio de um presidente e a renúncia de outro;
d) o funcionamento de um pluripartidarismo que chegou a contar, no início, com o funcionamento legal do Partido Comunista;
e) o funcionamento da Ação Integralista Brasileira, ainda que sem a presença de seu líder histórico, Plínio Salgado.

04 - (UEL PR/2010)
Sobre o Brasil no século XX, é correto afirmar:

a) Nos anos 1960, o movimento musical intitulado “Jovem Guarda” aglutinou os movimentos de resistência cultural ao regime militar, colocando nas paradas de sucesso várias canções de protesto à ditadura estabelecida.
b) Instituído por Getúlio Vargas em 1937, o “Estado Novo” estabeleceu um regime de democracia popular, com apoio dos socialistas e comunistas, o que causou oposição permanente nos partidos mais conservadores, que, após intensa campanha, conseguiram vencê-lo nas eleições de 1945.
c) Como a economia brasileira era baseada essencialmente na exportação de café, as consequências da crise de 1929 e da grande Depressão Mundial que se seguiu não afetaram o país, uma vez que tal crise somente atingiu os países que tinham mercados de capitais avançados.
d) Contra políticos e empresários que afirmavam que o país não possuía capitais suficientes para a pesquisa e prospecção, a campanha “O Petróleo é Nosso”, culminou com a criação da Petrobrás, em 1953, estabelecendo o monopólio estatal da exploração do petróleo.
e) Durante o Regime Militar (1964-1985), o “Milagre Econômico” consistiu na política de privilegiar a ascensão dos pobres para a classe média, através da concessão de estímulos diretos em dinheiro às famílias mais carentes.

05 - (UEPB/2010)
“Creio em Getúlio Vargas, todo poderoso, criador das leis trabalhistas, creio no Rio Grande do Sul e no seu filho, nosso patrono o qual foi concebido pela Revolução de 30, nasceu de uma Santa Mãe, investiu sobre o poder de Washington Luiz, foi condecorado com o emblema da República, desceu ao Rio de Janeiro ao terceiro dia, homenageou os mortos, subiu ao Catete e está hoje assentado em são Borja, donde há de vir julgar o General Dutra e seus ministros. Creio no seu retorno ao Palácio do Catete, na comunhão dos pensamentos, na sucessão do Presidente Dutra por toda a vida. Amém.” Cuíca de Santo Amaro. Deus no Céu e Getúlio na Terra.
Revista Brasileira de Folclore, 1972.

Os versos, feitos na campanha “Queremista”, defendiam a volta de Getúlio Vargas ao poder. Estamos tratando do entreato democrático que se iniciou com o governo de Dutra, em 1945, e foi encerrado pelo Golpe Militar de 64. Analise as questões abaixo, verificando se são verdadeiras ou falsas, a assinale com V ou F, respectivamente.

( ) Com o suicídio de Vargas, em 1954, o vice-presidente Café Filho assumiu e logo renunciou por causa de problemas de saúde e da efervescência política. Até que Juscelino Kubitschek fosse eleito e empossado, a solução foi a decretação de um estado de sítio comandado pelos militares.
( ) Em torno de Vargas houve duas campanhas: a de 1945, quando ainda era presidente, defendendo sua permanência no poder – o “Queremismo”; e após sua deposição, pedindo a sua volta ao poder com a palavra de ordem “Ele voltará”.
( ) Entre 1945 e 1964, só o governo de Vargas conseguiu implementar uma política econômica desenvolvimentista e não enfrentou turbulências político-militares. Os governos de Dutra, Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart foram pontuados pelos dilemas da guerra fria, pelas crises econômicas e pelas instabilidades do sistema democrático.
( ) Vargas lançou-se candidato a presidente com um tom trabalhista e anticapitalista. Colocava-se como o salvador das massas do domínio burguês, com um novo plano nacional de emprego e aposentadoria. Sua articulação era, também, para impedir a UDN de chegar ao poder central do país.

Assinale a alternativa correta:

a) V, V, F, F
b) F, F, V, V
c) V, V, F, V
d) V, F, V, F
e) F, V, F, V

06 - (UDESC SC/2009)
Sobre o Brasil Republicano, assinale a alternativa correta.

a) Na história política republicana brasileira não houve espaço para populismo.
b) Em 1937 houve a criação do Estado Democrático de Getúlio Vargas.
c) Durante o regime militar houve ampliação dos direitos individuais.
d) O autoritarismo foi uma característica importante da república brasileira, a exemplo da ditadura militar entre 1964 e 1985.
e) O voto deixou de ser obrigatório no Brasil republicano.

07 - (UNISA SP/2009)
Ao se analisar o desenvolvimento da economia brasileira ao longo das décadas de 1930, 1940 e 1950, é possível constatar que

a) durante o período citado não houve um processo significativo de industrialização, mas apenas “surtos”, sempre motivados por situações excepcionais e, por isso mesmo, efêmeros.
b) somente durante a 2.ª Guerra Mundial, ou seja, ao longo da década de 1940, é que a indústria brasileira prosperou, sucumbindo, em seguida, mediante a concorrência norteamericana.
c) durante as décadas de 1930 e 1940 não houve nenhum incentivo do Estado à indústria e, somente nos anos de 1950, durante o governo Juscelino Kubitschek, é que ocorreu um efetivo processo de industrialização.
d) todo o processo de industrialização, ao longo das décadas citadas, foi financiado pelo capital privado, sem qualquer incentivo do Estado, daí a sua lentidão.
e) em cada uma das três décadas citadas, foi criada a indústria de bens de consumo não duráveis; de base; e de bens de consumo duráveis, respectivamente.

08 - (UFPE/2010)
Com o movimento político de 1964, o Brasil entrou numa fase política difícil para a realização de seus sonhos de liberdade e de aprofundamento dos direitos sociais. Na época dos governos militares, com a presença de generais no poder central, houve:

00. o fechamento dos partidos políticos e o fim das eleições em todos os níveis, o que provocou tensões sociais e insatisfações.
01. a reorganização da indústria e da agricultura, com a proibição da entrada de capitais estrangeiros no país.
02. a modernização da economia, com o crescimento da classe trabalhadora, organizada em grêmios políticos urbanos.
03. o fim da vida parlamentar, com os poderes concentrados nas mãos do governo central, autoritário e militarista.
04. o aumento das restrições à cidadania, dificultando o surgimento de novas lideranças políticas no cenário nacional.

09 - (UESPI/2009)
A tensão política, conhecida por Guerra Fria, entre os EUA, liderando o bloco Capitalista, e a então URSS, à frente do bloco socialista, refletiu-se em outros paises. No Brasil, o movimento militar de 1964 deveu-se, entre outras questões:

a) ao descontentamento das elites políticas de direita com as reformas de base propostas por João Goulart.
b) à marcha da Família com Deus pela liberdade realizada em defesa das reformas pela universalização da educação.
c) ao rompimento do Brasil com os EUA, em razão dos interesses da classe média de nacionalização dos bens privados.
d) a um levante popular, ocorrido, em Recife, na madrugada de 31 de março, com apoio do governador Miguel Arraes.
e) à insatisfação geral de toda a sociedade com o governo eleito, incluindo-se o grupo estudantil ligado à UNE.

10 - (FMJ SP/2009)
Em 31 de março de 1964, os militares brasileiros, apoiados pelos Estados Unidos e por parcelas da classe política e empresarial do país, assumiram o controle do Estado por meio de um golpe. A justificativa para esse golpe de Estado baseava-se na proteção contra

a) o comunismo internacional, visto como ameaça às instituições democráticas no panorama de polarização política pós 2ª guerra.
b) as ditaduras fascistas em franco processo de expansão no continente sul-americano, já instaladas na Argentina e no Chile.
c) a tentativa dos partidos de esquerda de implantar um regime parlamentarista, considerado estranho à tradição brasileira.
d) a violação dos direitos individuais garantidos na Constituição que vinha sendo praticada desde a renúncia de Jânio Quadros.
e) a hiperinflação que paralisava a economia do país, e cuja origem estava no endividamento externo do período Vargas.

11 - (UEL PR/2008)
O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência “do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções”.
(FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 1996. p. 465.)

Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) O AI-5 foi o instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura. A partir da sua instituição, vários atos de repressão passaram a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo.
b) O Ato Institucional nº 1, instituído pelos comandantes do Exército, atingiu principalmente o patrimônio da Igreja Católica e promoveu o início da secularização da sociedade brasileira.
c) Logo após o golpe militar de 1964, as eleições para Presidente da República foram estabelecidas de forma democrática através de eleições diretas.
d) A principal orientação dos governos militares foi a aproximação com os Estados Unidos, afastando-se da tendência nacionalista que vinha sendo empreendida antes do golpe de 1964.
e) Os grupos de luta armada, de orientação socialista, nas conversas e encontros que tinham com os representantes do governo federal reivindicavam o direito à formação de partidos políticos de esquerda.

12 - (UDESC SC/2008)
Organizadas em oposição a João Goulart, as Marchas da Família se transformaram em forte apoio ao governo militar, reunindo uma massa de civis, nas capitais e interior do país.
(REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL.
Ano 1, n. 8, fev./mar. de 2006. p. 60.)

Relacionando o fragmento acima ao golpe militar no Brasil, é correto afirmar:

Um comentário: