Gabarito abaixo

segunda-feira, 26 de julho de 2010

República Populista

01 - (UNIR RO/2010)
Leia atentamente a letra da música Desafinado, de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça.

Se você disser que eu desafino, amor
Saiba que isso em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu.

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de antimusical
Eu, mesmo mentindo, devo argumentar
Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural.

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração.
(In: História da música popular brasileira. Grandes compositores. São Paulo: Abril Cultural, 1982.)

Ao longo da década iniciada em 1950, surgiram vários movimentos culturais importantes, tais como Bossa Nova, Cinema Novo, Arquitetura Modernista. Dentre as razões para o seu surgimento, pode-se destacar:

a) O encontro entre a cultura popular nordestina e a música erudita, fortalecendo as manifestações musicais e artísticas rurais.
b) O impulso recebido pelo otimismo advindo das transformações sociais e industriais e pela vontade de conhecer, criticar e interpretar a nova realidade urbana e rural do país.
c) O pessimismo advindo das mudanças verificadas durante o governo de Juscelino Kubitschek, principalmente na educação e na economia.
d) A fusão entre as influências históricas da cultura brasileira, o Lundu e o Samba, com as novas manifestações culturais europeias.
e) A transformação do país que culminaria com a implantação de novo regime político a partir de 1964, fortalecendo as práticas democráticas.

02 - (UFPE/2009)
As manifestações culturais são importantes para fortalecer as nações e criar espaços de criatividade. Nos anos 1950, a sociedade brasileira conviveu com:

00. o surgimento da bossa nova, influenciada pelo jazz norte-americano.
01. a vitória no futebol, em 1958, e com ídolos como Pelé e Garrincha.
02. o fim da literatura modernista, com a introdução do novo romance.
03. as chanchadas feitas para o cinema, com grande sucesso popular.
04. a produção literária de escritores como Fernando Sabino e Guimarães Rosa.

03 - (UFG GO/2008)
Leia os textos a seguir.
Vento do mar e o meu rosto no sol a queimar, queimar
Calçada cheia de gente a passar e a me ver passar
(NETO, Ismael; MARIA, Antônio. Valsa de uma cidade, 1954)

Ah! Se ela soubesse que quando ela passa
o mundo inteirinho se enche de graça
e fica mais lindo por causa do amor.
(JOBIM, Tom; MORAES, Vinicius, Garota de Ipanema, 1962)

As composições acima podem ser vistas como parte de um conjunto de transformações ocorridas entre os anos de 1950 e 1960, na sociedade brasileira. O novo elemento que elas expressam se relaciona
a) à afirmação da mulher como sujeito no espaço público.
b) ao surgimento de um distinto modo de vida, vinculado à experiência urbana.
c) ao nascimento de uma experiência cotidiana, ligada ao fim da sociedade industrial.
d) à preocupação com a saúde e com a qualidade de vida nas metrópoles.
e) à inversão do movimento de ocupação do território brasileiro, em direção ao litoral.

04 - (FMJ SP/2008)
Eram rapazes e moças, todos muito jovens. Alguns tinham 19 aninhos ou até menos. A maioria mal passara dos 20. Em comum, o sonho de fazer música. (...) Queriam uma música jovem e parecida com eles: moderna, bonita, alegre, delicada, diferente de tudo que já se fizera. (...) Quem eram aqueles rapazes e moças que, em meados dos anos 50, sonhavam com essa nova música brasileira? Tom Jobim, João Donato, Carlinhos Lyra, Dolores Duran, Ronaldo Bôscoli, Baden Powell, Roberto Menescal, a adolescente Nara Leão e, entre muitos outros, um rapaz da Bahia, recém-chegado ao Rio, chamado João Gilberto.
(Ruy Castro)

O texto refere-se ao movimento musical conhecido como

a) Bossa Nova.
b) Tropicalismo.
c) Jovem Guarda.
d) Canção de protesto.
e) Música de raiz.

05 - (UFPE/2007)
A cultura brasileira tem conseguindo se projetar internacionalmente, ganhando prêmios e abrindo espaços na mídia. Nesse contexto, a música popular brasileira tem boa aceitação, sobretudo a bossa nova, que tem sua criação, inicialmente, ligada aos compositores:
a) Caetano Veloso, Milton Nascimento, João Gilberto.
b) Antônio Carlos Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso.
c) Chico Buarque de Holanda, Tom Zé, Caetano Veloso.
d) João Gilberto, Vinícius de Morais, Antonio Carlos Jobim.
e) Adoniran Barbosa, Geraldo Vandré, Chico Buarque de Holanda.

06 - (UFPA/2007)
Considerando que letras de música podem ser meio de interpretação social, leia atentamente os dois trechos abaixo e responda às questões propostas:

“Ah, que saudade
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria
Este Rio de amor que se perdeu”
(“Carta ao Tom”. Autores: Toquinho e Vinícius de Moraes. CD Tom, Vinícius, Toquinho e Miucha, 1977).

Eu saio correndo do pivete
Tentando alcançar o elevador
Minha janela não passa de um quadrado
A gente só vê Sérgio Dourado*
Onde antes se via o Redentor.
(“Carta do Tom”. Autores: Tom Jobim, Toquinho e Chico Buarque de Holanda. CD. Tom canta Vinícius. 1990.)

*Empresário que criou os espigões do Leblon e de Ipanema, fechando a orla.

a) Considerando que o primeiro trecho de música relembra o Rio de Janeiro dos anos 50 e que o segundo se refere à década de 90, a que época Toquinho e Vinícius se reportam quando lembram de um Rio de Janeiro “de amor” e de um bairro de Ipanema que era “só felicidade”?
b) Nas duas letras expressa-se a idéia de que a cidade do Rio se turvou, perdendo sua paz e suas paisagens poéticas como a do Cristo Redentor. Indique dois motivos que justifiquem essas mudanças.

GABARITO:

1) Gab: B

2) Gab: VVFVV

3) Gab: B

4) Gab: A

5) Gab: D

6) Gab:
a) aos “Anos Dourados”
b) A Ditadura Militar e as frenéticas urbanização e industrialização que marcaram a cidade nas últimas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário