Gabarito abaixo

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Brasil colonial

Brasil Colonial
01 - (FUVEST SP/2010)
“Eis que uma revolução, proclamando um governo absolutamente independente da sujeição à corte do Rio de Janeiro, rebentou em Pernambuco, em março de 1817. É um assunto para o nosso ânimo tão pouco simpático que, se nos fora permitido [colocar] sobre ele um véu, o deixaríamos fora do quadro que nos propusemos tratar.”
F. A. Varnhagen. História geral do Brasil, 1854.

O texto trata da Revolução pernambucana de 1817. Com relação a esse acontecimento é possível afirmar que os insurgentes

a) pretendiam a separação de Pernambuco do restante do reino, impondo a expulsão dos portugueses desse território.
b) contaram com a ativa participação de homens negros, pondo em risco a manutenção da escravidão na região.
c) dominaram Pernambuco e o norte da colônia, decretando o fim dos privilégios da Companhia do Grão-Pará e Maranhão.
d) propuseram a independência e a república, congregando proprietários, comerciantes e pessoas das camadas populares.
e) implantaram um governo de terror, ameaçando o direito dos pequenos proprietários à livre exploração da terra.

02 - (UFRN/2010)
Sobre a chamada Inconfidência Mineira, a historiadora Cristina Leminski afirmou:

“Sem a derrama, o movimento esvaziava-se. Para a população em geral, se a derrama não fosse imposta, não fazia grande diferença se Minas era ou não independente. O movimento era fundamentalmente motivado por interesses, não por ideais [...]. A prisão dos homens mais eminentes de Vila Rica provocou [...] alvoroço na cidade [...] e o Visconde de Barbacena foi obrigado a admitir que a tentativa de manter sigilo sobre o processo seria inútil”.
LEMINSKI, Cristina. Tiradentes e a conspiração de Minas Gerais. São Paulo: Scipione, 1994. p. 59-64.

O movimento do século XVIII abordado nesse fragmento textual relaciona-se com a

a) pretensão das lideranças econômicas de Vila Rica, principais beneficiadas com a arrecadação tributária portuguesa.
b) repercussão da Revolução Francesa no seio da elite intelectual colonial da região aurífera nas Minas Gerais.
c) exploração tributária feita pela Metrópole sobre os colonos portugueses, no contexto da crise do antigo sistema colonial.
d) revolta desencadeada pela decisão da Coroa de instalar as Casas de Fundição, com o propósito de cobrar o quinto.

03 - (UFBA/2010)
Liberdade política e liberdade econômica foram reivindicações que estiveram presentes no contexto da crise do Sistema Colonial português no Brasil.
Com base nessa afirmação, indique como essas reivindicações são expressas na Revolução Pernambucana de 1817.
• Liberdade política
• Liberdade econômica

04 - (UFPE/2009)
A leitura do processo da Revolução dos Alfaiates nos leva a compreender que essa revolução:

00. adotou a mesma estrutura militar da Inconfidência Mineira.
01. defendeu idéias radicais e revolucionárias para a época.
02. não questionou a existência do regime escravocrata na colônia.
03. contou com a participação de membros do clero baiano.
04. negou a importância dos intelectuais para o movimento.

05 - (UFG GO/2009)
Observe a pintura a seguir.

Pedro Américo. “Tiradentes esquartejado”, 1983.
Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora, Minas
Gerais, Brasil.

A tela de Pedro Américo tematiza a morte de Tiradentes. Considerando a importância dessa pintura para o imaginário republicano,

a) apresente um argumento que explique a apropriação da figura de Tiradentes pelos republicanos.
b) explique como o quadro expressa essa apropriação.

06 - (UDESC SC/2009)
Sobre os movimentos que questionaram a dominação colonial na América portuguesa, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) paras as afirmativas falsas.

( ) A Inconfidência ou Conjuração Mineira (1789) reunia intelectuais, clérigos, advogados, mineradores, proprietários, militares, etc.; dentre outros objetivos, pretendia proclamar uma república em Minas Gerais.
( ) Os sentimentos de liberdade e independência dos inconfidentes de Minas Gerais foram alimentados pelos ideais iluministas e influenciados pela Independência dos EUA (1776). Mas nem chegaram a decretar a revolução, pois foram delatados por um dos seus companheiros.
( ) O movimento baiano (1798), também influenciado pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa (1789), teve um caráter popular e contou com a participação de pequenos comerciantes, soldados, artesãos, alfaiates, negros libertos, mulatos e escravos.
( ) Os movimentos mineiro e baiano foram duramente reprimidos pelas autoridades portuguesas. Alguns conspiradores, sobretudo os mais poderosos, conseguiram se livrar das acusações ou receberam penas mais leves.
( ) No movimento mineiro, o único condenado à morte foi Tiradentes; e no movimento baiano, apenas os negros e os mulatos foram punidos com rigor, com quatro integrantes condenados à morte, executados e esquartejados, a exemplo de Tiradentes.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

a) VFVVF
b) VVFVV
c) FFVVF
d) FVFVV
e) VVVVV

07 - (UECE/2009)
“A tentativa de transformar Tiradentes em herói nacional, adequado a todos os gostos, não eliminou totalmente a ambigüidade do símbolo que representa.”
Sobre Tiradentes, personagem histórico, analise as afirmações a seguir.

I. A aceitação de Tiradentes veio acompanhada de sua transformação em herói nacional mais que em herói republicano.
II. Em relação à figura de Tiradentes: ninguém teve razão e todos tiveram razão porque é assim que as lendas se constroem.
III. Um dos segredos da vitalidade da imagem de Tiradentes enquanto herói nacional consiste na impossibilidade (até o momento) de construção de uma biografia precisa.

Da análise das afirmações, pode-se concluir corretamente que

a) apenas a I e a II são verdadeiras.
b) apenas a I e a III são verdadeiras.
c) apenas a II e a III são verdadeiras.
d) as afirmações I, II e III são verdadeiras.

08 - (FGV/2009)
No texto a seguir, podemos ler, em linguagem da época, fragmentos da instrução do processo dos participantes de uma rebelião ocorrida na Bahia no fim do século XVIII; depois da leitura, responda aos subitens.

"Huma formal, inteira sublevação", devendo-se matar a todos da sua governança e "saqueando-se os cabedais das pessoas opulentas". Para este revolucionário o "systhema francês" era o modelo: "he melhor a regência de muitos, do que de um só". Propunha a "liberdade a todos os creados, estabelecendo uma República de igualdade."
(Processo de Manuel de Santa Anna, "pardo", soldado
do Segundo Regimento de linha em Salvador. Autos
da Devassa do levantamento e Sedição Intentada na
Bahia em 1798, Anais do Arquivo Público da Bahia.
In Mota, Carlos Guilherme, "Brasil revisitado")

C.a) Como foi conhecida a rebelião mencionada, quais os seus objetivos gerais e quais os segmentos sociais e ocupações dos seus participantes? (7)
C.b) Que movimentos de grande importância social e política haviam acontecido no mundo Atlântico (Europa e Américas) nas últimas décadas do século XVIII e quais as idéias filosóficas e políticas em que haviam se baseado? (8)
C.c) Quais as razões dos diferentes níveis de rigor na repressão à Inconfidência Mineira, na qual apenas Tiradentes foi executado, e ao movimento baiano de 1798, no qual ocorreram várias execuções e esquartejamentos? (9)

09 - (MACK SP/2009)
“A transferência da Corte constituiu praticamente a realização da nossa independência. Não resta a menor dúvida de que ela viria, mais cedo ou mais tarde, mesmo sem a presença do Regente, depois Rei de Portugal. Mas, também é certo que nossa condição de sede provisória da monarquia foi a causa última e imediata da Independência, substituindo, talvez sem vantagem alguma, o processo final da luta armada que foi o das demais colônias americanas (...)”
PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil, 1975

Acerca do contexto histórico acima descrito, considere as assertivas abaixo.

I. A afirmação grifada nos remete ao anseio manifesto nos movimentos emancipacionistas – Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana –, ocorridos na colônia ao final do século XVIII, sinais explícitos da insatisfação colonial frente à opressão metropolitana.
II. A presença da corte de D. João, no Brasil, foi decorrente das ações expansionistas de Napoleão Bonaparte, durante a Revolução Francesa.
III. O caráter singular de nossa emancipação política, no contexto da América Latina, foi garantido pela decisão do próprio regente português de eliminar as restrições impostas pelo Pacto Colonial, no comércio brasileiro.

Das assertivas,

a) somente I e II estão corretas.
b) somente II e III estão corretas.
c) somente I e III estão corretas.
d) somente I está correta.
e) todas estão corretas.

10 - (CEFET PR/2009)
No mundo ocidental, nas últimas décadas do século XVIII, ocorreram grandes transformações no sistema colonial decorrentes da revolução industrial inglesa, da independência dos Estados Unidos e da revolução francesa. Na América portuguesa, os colonos percebiam que estava em suas mãos a possibilidade de mudar o rumo dos acontecimentos, e tramaram movimentos conhecidos, em linhas gerais, como “conjurações emancipacionistas”, que tiveram lugar em vários pontos da colônia nesse período, EXCETO a:

a) Inconfidência Mineira.
b) Insurreição Praieira.
c) Conjuração Carioca.
d) Conjura dos Alfaiates.
e) Conspiração dos Suassunas.

11 - (UFLA MG/2009)
“A questão tributária tem sido causa ou protesto de inúmeras revoluções e transformações sociais na história da humanidade.”
Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 2, nº 13 – Agosto: 2008, pág. 22)

São fatos ou acontecimentos que envolvem a questão tributária ao longo da História, EXCETO:

a) O Ship Money na Revolução Inglesa, 1688, e outros impostos em desuso, cobrados por Carlos I, o que reforçou seu absolutismo e a oposição da burguesia, levando‐o à decapitação.
b) A Inconfidência Mineira, em 1789, teve como causas fundamentais a cobrança de impostos e a criação das casas de fundição no período.
c) A eclosão da Revolução Americana, 1776, contra os ingleses devido à cobrança de impostos, como: Sugar
Act (Lei do Açúcar 1764), Stamp Act (Lei do Selo 1765) e a Tea Act (Lei do Chá, 1773).
d) A Revolução Francesa, 1789, teve como um dos seus estopins o aumento de impostos para conter a crise social e econômica do país após a Guerra dos Sete Anos contra os ingleses.

12 - (UNICID SP/2009)
Do ponto de vista social, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana se diferenciaram, pois

a) enquanto a primeira apresentou um forte caráter elitista e escravocrata, a segunda foi um movimento fortemente marcado pela ação das camadas populares e de cunho abolicionista.
b) embora ambas tenham lutado pela independência do Brasil e pela abolição da escravatura, a Inconfidência Mineira possuía um caráter menos elitista do que a Conjuração Baiana.
c) se por um lado os dois movimentos eram elitistas e foram inspirados no êxito da Revolução Francesa, por outro, somente a Conjuração Baiana era verdadeiramente abolicionista e republicana.
d) somente a Inconfidência Mineira, pelo fato de ser inspirada nos ideais do pensamento iluminista, pregava a igualdade de direitos sociais e, conseqüentemente, o fim da escravidão.
e) de certo modo, defendiam interesses distintos, afinal, enquanto a primeira lutava pela liberdade de toda a população brasileira, a segunda lutava apenas em defesa dos senhores de escravos da Bahia.

13 - (UNIR RO/2009)
Está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais. Essa frase apareceu escrita nas paredes das igrejas de Salvador marcando o início da chamada Revolta dos Alfaiates, da qual participaram artesãos, soldados, trabalhadores negros e mulatos livres e mesmo alguns escravos. Entre outros objetivos, esse movimento, de marcado caráter anticlerical, pretendia abolir a escravidão, instaurar a liberdade de comércio e proclamar a República. A partir das características e propósitos desse movimento, pode-se afirmar que foi influenciado principalmente pelos ideais

a) do socialismo.
b) da Inconfidência Mineira.
c) do liberalismo.
d) da Revolução Francesa.
e) do bolivarismo.

GABARITO:

1) Gab: D

2) Gab: C

3) Gab:
a) Liberdade política — contestação à presença da Corte no Rio de Janeiro; proclamação de uma república no Nordeste.
b) Liberdade econômica — quebra dos monopólios, liberdade de comércio, menor tributação para o Nordeste.

4) Gab: FVFVF

5) Gab:
a) É possível apresentar vários argumentos sobre a apropriação da figura de Tiradentes pelos republicanos, dentre eles:
· a necessidade da República, regime implantado no Brasil em 1889, em criar e estabelecer um imaginário republicano que se diferenciasse do monarquista. A maneira como Tiradentes morreu (enforcado e esquartejado) determinou a escolha, pois a figuração da morte permitia a elevação de Tiradentes a mártir.
· a participação de Tiradentes na Inconfidência Mineira converteu-o em símbolo da luta pela independência. No século XIX, em várias províncias, verificou-se a existência de ideais republicanos, presentes também na Inconfidência Mineira.
· considerando o forte vínculo cultural do povo brasileiro à tradição cristã e a circunstância da morte de Tiradentes (enforcamento e esquartejamento), os republicanos utilizaram o apelo religioso e místico.
b) O quadro apela à tradição cristã do povo brasileiro, destacando a tragédia da morte de Tiradentes por meio do uso de símbolos do cristianismo como o crucifixo, por exemplo. Na pintura, o corpo de Tiradentes alude à representação da crucificação de Cristo. Outros elementos reforçam essa analogia, tais como a cabeça do Inconfidente disposta sobre o cadafalso, o crucifixo ao lado, a disposição das partes do corpo e a vestimenta.

6) Gab: E

7) Gab: D

8) Gab:
C.a) A Inconfidência Baiana ou Conjura dos Alfaiates propunha a independência da Bahia, a proclamação da República Bahiense e de ideais de liberdade e igualdade contrários à escravidão. Essa tentativa de revolução teve a participação de membros da elite local, mas caracterizou-se pelo radicalismo de elementos das camadas populares como artesãos, trabalhadores avulsos, soldados e pobres em geral, muitos deles mulatos.
C.b) A independência das l3 Colônias Inglesas, que vieram a formar os Estados Unidos, teve grande repercussão na Europa e nas Américas. Alguns anos depois iniciou-se a Revolução Francesa que teve influência marcante nas idéias da Conjuração Baiana. As idéias desses movimentos, inspiradas na filosofia iluminista, eram liberais, democráticas, críticas do absolutismo e dos privilégios dos nobres, além de anticolonialistas. No Haiti uma revolução de escravos negros tentou levar algumas dessas idéias à prática.
C.c) A Inconfidência Mineira foi um movimento menos radical do que a Conjura dos Alfaiates. A exceção de Tiradentes, os líderes da Inconfidência Mineira eram membros da elite local e não chegaram a agitar junto ao povo as idéias do movimento que pretendiam realizar. Na Conjuração Baiana a maioria de participantes era de elementos do povo que defendiam idéias bastante radicais, como a República e o fim da escravidão, que chegaram a ser agitadas junto à população do Recôncavo. Essa ameaça maior ao poder colonial resultou numa repressão mais rigorosa.

9) Gab: C

10) Gab: B

11) Gab: B

12) Gab: A

13) Gab: D

Nenhum comentário:

Postar um comentário